Além das apresentações, estudantes tiveram oficinas culturais para usar materiais recicláveis na criação de robôs
Entre os dias 21 e 25 de outubro, o projeto Cultura Robótica nas Escolas realizou uma série de atividades para cerca de 1,5 mil alunos da Escola Municipal Elysio de Magalhães, no bairro de Barcelos, em São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro. Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a ação levou apresentações teatrais e oficinas de artes plásticas tendo a robótica como tema principal. O projeto tem realização da Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas e patrocínio da Ferroport, responsável pela operação do terminal de minério de ferro do Porto do Açu.
“A peça, que mistura robótica e os principais conceitos da sustentabilidade faz com que os alunos passem a perceber que a luta contra a crise climática é uma responsabilidade de todos e que ela pode começar por atos simples, com a separação correta e a reciclagem de resíduos, por exemplo. A partir disso, eles também entendem que estes resíduos podem ganhar novas interpretações e funções quando utilizamos a ciência, a tecnologia, a arte e a criatividade para solucionar problemas”, completa Eloyna Fernandez, diretora da Sustentabilidade e Cultura Produções.
Estudantes usam materiais recicláveis para criar robôs – Divulgação
Além da peça, os cerca de 300 alunos também participaram de atividades artísticas e aprenderam sobre coleta seletiva, reciclagem e, posteriormente, participaram de oficinas criativas para a construção dos robôs. “Para Ferroport, a sustentabilidade faz parte do negócio e, por isso, nós acreditamos que ela precisa estar em todos os âmbitos, começando pelo ambiente escolar. A robótica pode ser uma ferramenta poderosa na construção de um planeta mais sustentável e esta ação pode ativar nos alunos o interesse pelo raciocínio lógico, pela resolução de problemas, pelo reaproveitamento de materiais que não teriam mais uso, etc. Além de ser um evento que movimenta a escola, integrando as turmas, os professores e diferentes disciplinas, o que certamente enriquece a experiência de aprendizado”, completa Felipe Araújo, da área de Responsabilidade Social Corporativa da Ferroport.
Dentre as atividades, também está prevista uma palestra para cerca de 200 professores da rede pública que trata sobre “O Teatro Brasileiro”, ressaltando pontos importantes da nossa produção cultural e ensinando-os a utilizar elementos teatrais na educação. O projeto conta com tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e espaços adaptados a fim de promover e garantir a participação de todos.
Sobre a Ferroport
A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, o maior empreendimento portuário de águas profundas do Brasil. Em atividade desde 2014, é responsável pela movimentação de minério no porto-indústria e ocupa a quarta posição entre os terminais privados do país.
Sobre a Sustentabilidade e Cultura Produções
A Sustentabilidade e Cultura Produções é uma produtora que realiza projetos de impacto social, ambiental e cultural por todo o Brasil.
Angelo Miguel | Bacuri Comunicação 1198437-9422 [email protected] www.bacuricomunica.com