
Veículos foram atravessados na Linha Amarela e em ruas da Pavuna em retaliação a operações policiais
Pelo menos sete ônibus foram sequestrados e usados como barricadas na manhã desta quinta-feira (10), na Zona Norte do Rio de Janeiro. Um dos coletivos foi atravessado na Linha Amarela, uma das principais vias expressas da cidade, nas proximidades do Complexo da Maré, interrompendo o tráfego na região.
O ato seria uma resposta às operações conjuntas das polícias Civil e Militar realizadas nas comunidades da Maré e do Chapadão. Todas as linhas de ônibus que passam pela Linha Amarela estão operando com desvios, afetando milhares de passageiros.
Na região da Pavuna, outros cinco ônibus foram usados para bloquear vias importantes, como a Avenida Chrisóstomo Pimentel de Oliveira e a Rua Alcobaça. O cenário é de tensão: moradores relatam barricadas em chamas e tiroteios em áreas próximas ao Complexo do Chapadão. Duas escolas municipais precisaram suspender as atividades.
Linhas afetadas pela interdição:
Na Linha Amarela:
A63505 – 919 (Pavuna x Bonsucesso)
Na Pavuna e arredores:
669 (Pavuna x Méier)
779 (Pavuna x Terminal Madureira)
793 (Pavuna x Terminal Sulacap)
399 (Pavuna x Passeio)
384 (Pavuna x Castelo)
SP795, SV384, SV779, entre outras.
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) intensificaram o patrulhamento após confronto com suspeitos armados na Rua Sargento Rego, no Complexo do Chapadão. Dois suspeitos foram feridos e levados ao Hospital Carlos Chagas, e um terceiro foi preso. Dois fuzis foram apreendidos.
A PM informou que, após intervenção, as vias interditadas foram liberadas e o policiamento segue reforçado. Ainda segundo o órgão, somente em 2025, já são 49 os casos de ônibus utilizados como barricadas na cidade.