O Monte Lewotobi Laki-Laki, um vulcão situado no leste da Indonésia, entrou em erupção nesta segunda-feira (4), causando a morte de dez pessoas e forçando a evacuação de cinco vilarejos próximos.
A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Gestão de Catástrofes (BNPB) da Indonésia, que monitora o impacto da atividade vulcânica na região.
A erupção ocorreu por volta das 23h57, horário local, quando o vulcão expeliu uma densa nuvem de cinzas vulcânicas e rochas em chamas, de acordo com Hadi Wijaya, porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos.
As cinzas vulcânicas se espalharam rapidamente, atingindo áreas ao redor e obrigando a evacuação de centenas de pessoas que viviam nas proximidades.
O Monte Lewotobi Laki-Laki, localizado na ilha das Flores, uma região turística da Indonésia, tem cerca de 1.703 metros de altura. A erupção gerou lava e nuvens de cinzas que cobriram os vilarejos ao redor, comprometendo a segurança das comunidades locais e resultando em danos significativos às áreas habitadas.
Equipes de resgate e autoridades locais estão auxiliando na retirada de moradores e organizando abrigos temporários para aqueles que precisaram deixar suas casas.
A Indonésia, que faz parte do “Círculo de Fogo do Pacífico”, é uma região com intensa atividade sísmica e vulcânica, sendo lar de diversos vulcões ativos. Eventos como este reforçam a importância dos esforços de mitigação de riscos e da preparação para emergências, visando proteger as populações próximas a áreas vulneráveis.