
Edição carioca da Terry Foz Run reunirá famílias, alunos e comunidade em uma jornada de superação; em quatro anos, mais de R$ 400 mil foram doados para instituições que atuam com pesquisas de combate à doença
A Maple Bear, rede de ensino que integra o melhor da educação canadense e brasileira, realiza no próximo dia 28 de setembro, no Posto 2 da Orla de Copacabana, a 4ª edição 2025 da Terry Fox Run no Rio de Janeiro, corrida internacional que incentiva a conscientização e a arrecadação de fundos para a luta contra o câncer.
A edição carioca do evento é uma das maiores do país, reunindo mais de 12 escolas da rede no Rio de Janeiro. Desde sua primeira edição, a Terry Fox Run promovida pela Maple Bear já arrecadou mais de R$ 400 mil para instituições que apoiam pacientes e familiares em tratamento oncológico. Em 2025, toda a arrecadação será destinada ao INCAvoluntário – área de ações sociais do Instituto Nacional de Câncer – fortalecendo programas de humanização do atendimento, apoio às famílias e ações educativas.
“Cada passo dado na Terry Fox Run é muito mais que uma corrida: é um ato de solidariedade e esperança. É emocionante ver nossas escolas, famílias e comunidade unidas em prol de uma causa tão importante, mostrando que juntos podemos gerar impacto real na vida de tantas pessoas”, afirma Isabel Pombo, da Maple Bear Botafogo.
“O INCAvoluntário existe porque muitas pessoas se unem em prol da mesma causa: oferecer apoio e cuidado a quem enfrenta o câncer. Ter a Terry Fox Run ao nosso lado é um reforço dessa corrente de solidariedade, um grande gesto de carinho e de compromisso com os pacientes e suas famílias, que são diariamente beneficiados pelas ações sociais realizadas dentro do Instituto”, destaca a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira.
O evento terá um percurso de 5 km de corrida e a “Caminhada da Família”, com 3 km, abertas a alunos e ao público em geral, com expectativa de reunir mais de 1500 pessoas. Durante toda manhã, os inscritos poderão participar de atividades que reforçam o caráter social da iniciativa, como aquecimento coletivo, tendas de hidratação, distribuição de kits com camisetas e receberão materiais educativos. A programação também inclui atividades para crianças e famílias e ações de conscientização sobre solidariedade e voluntariado.
Inspirada na história do jovem canadense Terry Fox, que após ser diagnosticado com câncer percorreu o Canadá em 1980 para arrecadar fundos para pesquisas, a corrida conecta crianças e jovens a valores de empatia, solidariedade e ação coletiva. Ao participar do evento, cada pessoa contribui para a continuidade da Maratona da Esperança, transformando solidariedade em movimento e mostrando que pequenas ações têm grande impacto.