Títulos de dívida com foco ESG

Os títulos de dívida são ferramentas financeiras estipuladas por governos, empresas ou outros tipos de instituições para levantar fundos. Por exemplo, quando há uma compra de um título de dívida por um investidor, é como se ele estivesse emprestando dinheiro ao emissor em troca de pagamentos de juros.

Importante destacar que estes títulos de dívida podem ser utilizados tanto por emissores para financiamento de projetos, quanto por investidores. Além disso, podem ter taxa de juros, riscos e prazos variados.

Já os títulos de dívida com foco ESG (Ambiental, Social e de Governança) são ferramentas financeiras que atraem os investidores que estão mais empenhados em cumprir com as questões ambientais, sociais e de governança. Confira alguns exemplos:

Títulos verdes, conhecidos como green bonds: estes títulos são emitidos para financiar projetos com benefícios ambientais, como por exemplo, a conservação de recursos hídricos, eficiência energética e o uso de energia renovável.

Títulos sociais, conhecidos como social bonds: são responsáveis por financiar projetos que possuam um impacto social positivo, nas áreas de saúde, educação ou bem-estar, entre outros.

Títulos de impacto: Esta categoria de títulos visa buscar resultados positivos junto aos retornos financeiros, frequentemente envolvendo parcerias entre setores públicos e privados.

Títulos de sustentabilidade: Os títulos de sustentabilidade são uma mistura dos títulos verdes e sociais, geralmente utilizados para financiar projetos que atendam aos dois critérios.

Além dos títulos de sustentabilidade, existem os títulos vinculados à sustentabilidade. A diferença é que as taxas de juros ou pagamento variam conforme o desempenho social, ambiental ou da governança do emissor.

Títulos de responsabilidade social corporativa: São os títulos emitidos pelas empresas que se destacam pelo compromisso com as práticas de responsabilidade social e ambiental.

Os títulos de dívida com foco ESG estão se tornando cada vez mais populares conforme investidores e empresas buscam se tornar conscientes da importância dessas práticas sustentáveis nas operações de negócios e financeiros.

Sobre o autor

Edmilson Gama é especialista em Governança Corporativa e Compliance, advogado, engenheiro e mestre em economia. Possui livros publicados em finanças empresariais e governança corporativa, e atualmente atua como CFO do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *