A Justiça Eleitoral de São Paulo anunciou planos para a inauguração de 20 a 30 novos cartórios a partir de 2025, visando desvinculá-los das prefeituras municipais. Esta medida foi revelada durante a abertura das novas instalações dos cartórios das zonas eleitorais 93ª, 244ª e 270ª, situadas em Piracicaba, SP. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, expressou que estas sedes armazenarão as urnas eletrônicas e facilitarão o acesso aos serviços eleitorais, sem a interferência das prefeituras locais.
Antônio Amauri Malaquias de Pinho, advogado especialista em direito eleitoral, comentou sobre essa iniciativa: “A independência dos cartórios eleitorais em relação às administrações municipais é um passo fundamental para preservar a integridade do processo eleitoral. Esta medida não só assegura uma maior autonomia na gestão das eleições, mas também reforça a segurança e a transparência necessárias para combater a desinformação e as fake news.”
O novo espaço em Piracicaba, localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira, também está preparado para lidar com desafios modernos como as deep fakes, utilizando tecnologia avançada para prevenir e combater a desinformação durante as eleições.