Governo Lula é avaliado como ruim ou péssimo por 42,6%, aponta Paraná Pesquisas

Terceiro mandato do presidente não registra avaliações positivas superiores às negativas desde agosto de 2023

Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (13) pelo instituto Paraná Pesquisas, 42,6% dos brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo. Esse índice supera a parcela de 33,8% que considera a gestão ótima ou boa.

Detalhes da pesquisa

A avaliação positiva é composta por 11,1% que consideram o governo ótimo e 22,7% que o classificam como bom. Por outro lado, a avaliação negativa reúne 8,4% que o consideram ruim e 34,2% que o avaliam como péssimo. Outros 22,5% dos entrevistados classificaram a administração como regular, enquanto 1,1% não souberam ou não opinaram.

O levantamento foi realizado por meio de entrevistas presenciais com 2.018 eleitores, em todas as regiões do Brasil, e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

Comparação com pesquisas anteriores

Na última pesquisa, divulgada em novembro de 2024, 42,3% avaliavam o governo Lula como ruim ou péssimo, enquanto 32,6% tinham uma visão positiva. Desde agosto de 2023, os levantamentos mostram que as avaliações negativas superam as positivas.

Em agosto, o terceiro mandato de Lula registrava 40% de avaliação positiva (15,9% ótimo e 24,1% bom), contra 30,7% de avaliação negativa (23,7% péssimo e 7% ruim).

Contexto político e impactos

A queda nas avaliações positivas coincide com desafios enfrentados pela administração, como questões econômicas, debates sobre políticas públicas e a percepção de resultados em áreas prioritárias.

O levantamento do Paraná Pesquisas reforça as dificuldades enfrentadas pelo governo Lula para recuperar apoio e ampliar a base de aprovação entre os eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *